Oficinas e Vivências para Grupos

A partir de três eixos principais - música, educação e auto conhecimento - e utilizando diferentes metodologias e técnicas de maneira transdisciplinar, a metodologia PulsoUno de vivências visa proporcionar aos participantes aprendizados, renovação do olhar, descontração, bem estar e integração.

 

A música, o teatro, a poesia, conversas significativas e meditação ativa tornam-se ferramentas à serviço do desenvolvimento humano, abrindo caminhos através da interação lúdica para, de maneira leve e divertida, beneficiar os participantes em suas buscas pessoais e coletivas.

 

 

O Educador Criativo e a Presença

Dentro do contexto de autodesenvolvimento dos profissionais da área de Educação, capacitação e consequente melhoria de sua atuação junto às crianças e adolescentes, esta oficina visa proporcionar aos participantes momentos de percepção de si mesmo e do meio, revigoramento, conteúdos e significativos insights, e reconhecimento do potencial humano.

 

Objetivos: Realizar dinâmicas lúdicas que possibilitam pequenas quebras de condicionamento e arejamento do olhar para novas perspectivas, inspirando assim maior apropriação e prática de qualidades como a disponibilidade e a criatividade, e ampliar referências e promover diálogos significativos, reflexões positivas e uma visão sistêmica a favor de melhorias na prática escolar diária.

Este trabalho tem como referências teóricas norteadoras a Pedagogia Simbólica Junguiana, a Educação Comunitária, o Universo do Palhaço e as teorias das Inteligências Múltiplas e do Caórdico. Os métodos a serem utilizados na vivência são a Pedagogia Ritmica Dalcroze, a Facilitação de Círculos de Tambores e Meditação Ativa, além dos elementos de arte: teatro, poesia, música e movimento.

A oficina intercala atividades vivenciais práticas e reflexões sobre as metáforas trabalhadas e suas relações com o dia a dia de trabalho, e contempla os seguintes elementos:

- Ampliação da percepção e estado de presença;

- Ressignificação da fala e comunicação não verbal;

- Descondicionamento pelo lúdico;

- Integração através do ritmo.

"Os educadores sentiram-se muito à vontade e descontraídos. As avaliações foram muito positivas e todos ressaltaram a qualidade e competência do trabalho realizado.

 

As atividades ao ar livre propiciaram experiências de contato consigo próprio e com o ambiente natural. Nelas foi possível sentir os ritmos e sensações internas e perceber a conexão com os ritmos naturais. ”

 

(Bruno Cavalcante, Coordenador Pedagógico da Evoluir)

Vivências para Terapeutas

A música é um elemento terapêutico por excelência. Saber utilizá-la bem em diferentes abordagens e técnicas terapêuticas torna-se então um diferencial do profissional dessa área.

Vivências de terapia sonora, conhecimento de tradições e uso de instrumentos, aulas, melhor escolha de músicas a serem utilizadas nos atendimentos e consultoria são algumas das possibilidades de trabalhos a serem realizados com um grupo em formação ou terapeutas que já atuam no meio de bem-estar e saúde integral.

“Acompanho o Daniel e a PulsoUno desde o início e hoje percebo uma maturidade impar em seu trabalho. Nós aqui no Instituto já tivemos o privilégio de tê-lo como parte integrante no momento da formatura dos nossos alunos do Curso de Formação em Naturopatia Holística, pois seu trabalho com a Meditação Sonora vai de encontro com nossas intenções nesse momento, onde o aluno é convidado para um trabalho meditativo profundo, podendo revisitar aspectos da ancestralidade através dos ambientes sonoros propostos, além de ser um momento de contemplar a beleza artística da apresentação.

 

Um trabalho sensível, com muitas nuances mágicas e transformadoras, que desejamos poder continuar proporcionando aos nossos alunos.”

(Aline Pastori, idealizadora do Instituto Aline Pastori)

Oficinas para Artistas

Customizadas para cada público específico, as vivências para artistas têm os objetivos de ampliar a percepção, afinar mais o canal criativo e facilitar a utilização da música e instrumentos em suas performances e inspirações.

Oficinas complementares a cursos de formação, consultorias, aulas de instrumentos, práticas de integração, jogos de descondicionamento, encontros de improvisação aliando corpo e sons, vivências de dança (Corpoesia).

"A arte necessária consiste em produzir sons, palavras e formas, sejam eles de origem ordinária ou sublime, como se estivessem abertos para trás, para a disponibilidade do eterno, e isso requer do artista que ele próprio, em sua experiência pessoal, tenha tocado de uma maneira original aquele ponto imóvel deste mundo em movimento, cujas formas míticas imemoriais são os símbolos e a sua garantia."

(Joseph Campbell)

Meditação Sonora

Aliando terapia musical e meditação, essa vivência se faz através de diferentes paisagens sonoras executadas ao vivo que tem o objetivo de levar os participantes a estados de relaxamento, bem como de contemplação de imagens subjetivas internas, impulsionados pelos diferentes timbres de instrumentos étnicos diversos.

Dentre os instrumentos a serem utilizados, destacam-se as taças e sinos tibetanos, o udu, bendir e hangdrum (percussões), kântele, bahlama e violão (cordas), murchunga (berimbau de boca) e bansuri indiana e a zampoña andina.

De acordo com as necessidades do grupo, podem ser utilizadas outras ferramentas e complementos ao trabalho, como a esfera cultural (conhecimentos e conversa sobre a cultura musical de diferentes regiões do mundo e sua relação com as respectivas comunidades) e a holística-terapêutica (Através do Oráculo Sonoro).

“Para mim o trabalho da PulsoUno vem resgatar a essência da musicalidade presente no ser humano desde suas origens. Ao meu ver é uma abordagem transdisciplinar que possibilita aos educadores desenvolver a corporeidade, a arte, o autoconhecimento, a musicalidade e demais aspectos indispensáveis para a formação integral do educador."

(Bruno Cavalcante, Coordenador Pedagógico da Evoluir)